© 2017 by GanjaTalks

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

México hesita no debate sobre a cannabis

11/03/2016

 

Apesar das recentes declarações do presidente Enrique Peña Nieto sobre a suavização das leis mexicanas de drogas, o México vive hoje uma incerteza sobre os caminhos legais da maconha. Segundo a Vice News, as declarações do presidente mexicano podem ter sido uma boa jogada de relações públicas, sem, no entanto, haver uma medida efetiva.

 

Após propor o debate sobre a legalização da maconha medicinal no senado, o partido do presidente, o PRI, adiou as tratativas para o ano que vem, na melhor das hipóteses, e de acordo com a coordenadora regional da América Latina da TDPF (Transform Drug Policy Foundation), Lisa Sanchéz, "parece que o partido nunca quis realmente debater a legalização. Ou é isso, ou o presidente tornou-se um problema para o partido e agora tudo que ele disser não terá muito peso até as próximas eleições presidenciais, em 2018". 

 

Fato é que, enquanto os políticos mexicanos batem cabeça para debater o assunto, a população mexicana que vive perto da fronteira com os Estados Unidos já está se mobilizando em relação à maconha. Moradores da cidade de Tijuana, uma das mais importantes na fronteira com a Califórnia, estão contrabandeando a maconha medicinal legalizada do país vizinho para o México em pequenas quantidades. Embora a prática não seja recente, é esperado que haja um aumento desse tipo de atividade se a maconha for legalizada também para fins recreativos no estado norte-americano.

 

Especialistas da área da saúde no país mexicano tem reportado casos de alucinação e paranóia, devido à potência da maconha traficada da Califórnia. O Dr. Raul Palacios, da clínica de reabilitação Centro de Integración Juveníl, em Tijuana, afirma que muitos de seus pacientes preferem fazer uso da cannabis americana porque os deixa mais chapados. O especialista acredita que pelo contato usual dos mexicanos com variedades canábicas com menor teor de THC, a maconha vinda dos EUA acaba causando um efeito que ultrapassa o que eles estão acostumados, levando à casos de ansiedade e causando alucinações.

 

Ainda, os próprios usuários atestam que preferem a ganja americana por ser de melhor qualidade do que a oferecida pelos cartéis de drogas da região. Todavia, a discussão sobre a cannabis no país parece estar em suspenso, pelo menos até as eleições americanas ocorrerem, o que deve dar o tom do debate no país. Resta saber se Peña Nieto estava realmente com intenções de mudar as leis mexicanas, ou se tudo não passou de um mero 'blefe' político.

 

 

Fontes: http://hightimes.com/news/mexico-will-not-legalize-medical-marijuana-anytime-soon/ 

http://hightimes.com/news/mexicans-are-smuggling-american-grown-weed-south-of-the-border/

https://news.vice.com/article/mexicos-president-may-have-been-bluffing-about-his-support-for-weed-decriminalization

Imagens: southsidepride.com/; images99.com/ ; 123RF Banco de Imagens

Please reload

gt-banner-quadrado-volta-ao-mundo.gif

destaques

Please reload

nas redes sociais

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

INSTAGRAM