© 2017 by GanjaTalks

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Ministro da Justiça endurece guerra às drogas no Brasil

12/17/2016

 

O ministro da justiça, Alexandre de Moraes, declarou que quer erradicar as plantações, além do comércio de maconha no Brasil*, durante um encontro com especialistas em segurança pública, na última segunda-feira. A declaração chocou representantes do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Instituto Igarapé, Instituto Sou da Paz e Open Society, que participaram do encontro com o ministro no escritório da presidência da república, em São Paulo.

 

A estratégia do governo vai na contramão dos debates sobre segurança pública e mostra como as autoridades brasileiras tem lidado com questões cruciais de maneira perigosa e atrasada. Além do plano impossível, o ministro pretende aumentar ainda mais o poder bélico no combate às drogas, ampliando a Força Nacional em mais de sete mil homens que terão funções mais abrangentes que as atuais.

 

Ao passo em que países desenvolvidos estão mudando suas políticas de segurança pública visando crescimento na área social e mudança de leis criminais em relação às drogas, o Brasil segue encarcerando cidadãos em presídios já lotados e apresentando soluções sempre com vieses policiais e ineficazes, visto que o maior volume de tráfico de drogas das fronteiras provém da cocaína.

 

Outro projeto apresentado pelo ministro visa usar o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para investir em segurança pública, e não em investimentos para os presídios, fato que pode gerar conflitos com o STF, que já pediu agilidade para que os fundos de verba repassados à pasta sejam implementados no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos presídios.

 

Ao que tudo indica, as autoridades brasileiras continuam enxugando gelo em meio a um cenário cada vez mais caótico na sociedade.  O governo ainda estuda parcerias com outros países na América do Sul para o combate à cannabis na região.*

 

*Atualização: Em nota publicada no Facebook à imprensa, o Ministério da Justiça afirmou que "jamais houve qualquer proposta no sentido de erradicar o plantio e comercialização da maconha em toda a América do Sul, mesmo porque isso jamais seria de competência do Brasil", como havia sido noticiado pelo blog do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, usado de fonte para esta matéria. 

 

Fontes:http://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/alexandre-de-moraes-quer-erradicar-maconha-no-continente.html

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/o-dia-em-que-o-ministro-da-justica-cortou-dezenas-de-pes-de-maconha-com-um-facao/

Imagens: bbc.com/; blogger.com/; wordpress.com/

 

 

Please reload

gt-banner-quadrado-volta-ao-mundo.gif

destaques

Please reload

nas redes sociais

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

INSTAGRAM