© 2017 by GanjaTalks

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Planos de saúde irão cobrir tratamento com cannabis no Canadá

04/13/2017

 

Em vias de legalizar plenamente a cannabis para fins medicinais e recreativos, o Canadá desponta como uma das nações mais liberais na questão do uso de entorpecentes e sua regulamentação. Entre prós e contras das novas leis que entrarão em vigor a partir do ano que vem, os canadenses já estão se mobilizando para que a cannabis seja prescrita, e paga, por planos de saúde.

 

Em Nova Scotia, uma das províncias canadenses mais ao leste, um mecânico de elevadores levou seu caso até uma comissão de direitos humanos para que seu tratamento de dor crônica nas costas à base de cannabis fosse pago pelo seu plano de saúde. Após três tentativas mal-sucedidas, o mecânico enfim, conseguiu aprovação para que o plano de saúde oferecido pelo seu sindicato arcasse com os custos do tratamento.

 

Casos como o de Gordon Skinner tem suscitado debates no país, pois apesar de todas as novas evidências trazidas à tona sobre os benefícios da maconha, muitos médicos e até o próprio conselho federal de medicina canadense não reconhecem o valor medicinal da planta, o que faz com que a cannabis não seja coberta pelos seguros. Apesar da situação confusa, mudanças podem ocorrer num curto prazo para que a cannabis entre na lista de opções de tratamento.

 

Além disso, a decisão da comissão de direitos humanos da Nova Scotia abriu um precedente para que mais pacientes tenham acesso ao tratamento com cannabis gratuitamente. Deepak Anand, diretor executivo da Associação Nacional de Maconha Medicinal do Canadá, afirmou que com certeza o número de pessoas que entrarão com pedido junto a seus planos de saúde para cobertura da cannabis irá crescer nos próximos anos e citou também outro caso recente, quando o estudante da Universidade de Waterloo, Jonathan Zaid, conseguiu acesso à cannabis custeado por uma parceria entre um grupo fundado por ele e uma seguradora privada de saúde.

 

Ainda há muito a ser debatido sobre as questões legais da cannabis, porém, o Canadá já avança no debate da cannabis na saúde pública e também privada, visto que empresas também podem participar e desenvolver programas de acesso à cannabis, com certeza um prenúncio de novos tempos para a sociedade e para a erva.

 

Fontes: http://hightimes.com/news/canadian-health-insurance-is-covering-cannabis/

http://www.cbc.ca/news/canada/nova-scotia/medical-marijuana-must-be-covered-employee-insurance-plans-gordon-wayne-skinner-1.3964702

http://www.cbc.ca/news/canada/toronto/programs/metromorning/medical-marijuana-insurance-1.3529813

Imagens: sputniknews.com/; herb.co/; thestar.com/

Please reload

gt-banner-quadrado-volta-ao-mundo.gif

destaques

Please reload

nas redes sociais

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

INSTAGRAM