© 2017 by GanjaTalks

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

O impasse do mercado canábico canadense

 

Em vias de legalizar a cannabis para fins recreativos, o Canadá vive um clima complexo que mistura expectativa, ansiedade e apreensão à medida que 2018 se aproxima.  Diante de um cenário disputado por empreendedores, investidores do mercado financeiro e outros setores econômicos, o que se viu foi uma verdadeira corrida pelo “ouro verde”, mas que ninguém sabe ao certo qual será a linha de chegada.

 

A atmosfera do mercado canábico canadense cresce aceleradamente dia após dia, na medida em que investidores - dos bem estruturados até empresas com menor valor de mercado, as chamadas “penny stocks” – buscam marcar território, com jogadas de marketing e anúncios de impacto.

 

A grande questão pode residir justamente no equilíbrio entre oferta e demanda pela maconha no Canadá. Enquanto algumas empresas anunciam investimentos astronômicos, visando lucro na casa do 700 milhões de dólares, pesquisas mostram que a demanda canadense por maconha pode não ser lá tão grande.

 

Os resultados de pesquisas conduzidas pelo The Canada Project e pela empresa de auditoria Delloite, mostram números diferentes: a primeira demonstra que apenas 5% dos entrevistados consumiam maconha ou já fizeram uso em algum momento da vida, enquanto que a segunda mostrou um panorama de 22% de usuários canadenses, considerando os esporádicos. Mesmo do ponto de vista mais otimista, o Canadá poderá ter um excedente de produção caso os investimentos se concretizem, o que seria mais do que o suficiente para suprir a demanda interna.

 

As projeções indicam um potencial de mercado de 8,7 bilhões de dólares, com uma demanda de 575 toneladas métricas de cannabis até 2021. Mas a realidade é que ninguém sabe ao certo como será a reação dos consumidores diante da legalização, e outros fatores como implementação de leis e regulações, além de taxação de impostos, podem contribuir ainda mais para um futuro pouco assertivo.

 

Fontes:

http://www.macleans.ca/news/canada/how-big-is-canadas-marijuana-market-really/

https://www.canada.ca/en/health-canada/services/drugs-health-products/medical-use-marijuana/licensed-producers/market-data.html

http://www.bbc.com/news/world-us-canada-39569993

Imagens: João Paulo Costa

Please reload

gt-banner-quadrado-volta-ao-mundo.gif

destaques

Please reload

nas redes sociais

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

INSTAGRAM