© 2017 by GanjaTalks

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Estudo indica que mulheres são mais inclinadas a usar erva como hábito

11/01/2018

 

A revista científica Frontiers publicou um meta-estudo da Universidade de Cagliari, em Monserrato, na Itália, que analisou uma série pesquisas sobre o uso de cannabis e o sistema endocanabinoide de mamíferos, animais e humanos, e dá indícios de que as fêmeas do gênero (incluindo as mulheres, claro) sejam mais propensas a consumir a cannabis habitualmente.

 

De acordo com Science Daily, Liana Fattore, coautora do estudo, pesquisadora sênior do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália e presidente da Sociedade Mediterrânea de Neurociência, afirma que "as mulheres parecem ser mais vulneráveis, em um nível neuroquímico, no desenvolvimento do vício da cannabis". 

 

Enquanto os homens parecem mais propensos a experimentar cannabis e usar doses mais altas, mulheres tendem a desenvolver um hábito regular de uso. De acordo com os pesquisadores envolvidos no meta-estudo, o motivo está relacionado a uma complexa teia de efeitos do sistema hormonal, que diferem entre os sexos e são modulados pelos canabinoides. "Especificamente, as ratas têm diferentes níveis de endocanabinoides e receptores mais sensíveis que os machos nas principais áreas do cérebro relacionadas a essas funções, com mudanças significativas ao longo do ciclo menstrual", explica ao Science Daily a Dra. Fattore. "Como resultado, as interações entre o sistema endocanabinoide e o nível cerebral de dopamina - o neurotransmissor de 'prazer' e 'recompensa' - são dependentes do sexo".  

 

O meta-estudo fortalece os indícios de que a relação entre canabinoides e comportamento está ligada aos perfis de hormônios sexuais, mas apela para a necessidade de mais pesquisas de alta qualidade em humanos antes que conclusões possam ser tiradas. 

 

Saiba mais em: 

 

Science Daily

Frontiers

Please reload

gt-banner-quadrado-volta-ao-mundo.gif

destaques

Please reload

nas redes sociais

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

INSTAGRAM