Fumo passivo: consumo doméstico de cannabis gera preocupação

05/16/2018

 

Um estudo elaborado pela Escola Mailman de Saúde Pública da Universidade de Columbia e pela Universidade da Cidade de Nova Iorque, e publicado na revista Pediatrics, identificou aumento no consumo de cannabis entre pais que fumam cigarro e também entre os que não fumam - e destaca que o uso combinado de cigarros e maconha pode aumentar a exposição das crianças ao fumo passivo. 

 

Quase quatro vezes mais comum entre os fumantes de cigarros, o consumo de cannabis ganha adeptos entre pais não-fumantes com crianças em casa. "Embora grandes esforços tenham sido feitos para reduzir a exposição das crianças à fumaça do cigarro, esses esforços podem ser prejudicados pelo aumento do consumo de cannabis entre pais com filhos que vivem em casa", disse Renee Goodwin, uma das autoras do estudo, ao site ScienceDaily.  

 

A análise dos dados da Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde de 2002 a 2015 aponta que o uso de maconha nos últimos meses entre pais aumentou 2% neste período, enquanto o tabagismo caiu 8%. Entre os consumidores de tabaco, o aumento no uso de cannabis foi de 6%. Apesar disso, a porcentagem geral de pais que usam cigarros e/ou cannabis diminuiu de 30% para 24%, influenciados pela queda do tabagismo. "Os resultados do nosso estudo apoiam os ganhos de saúde pública na redução do tabagismo passivo infantil, mas levantam outras preocupações de saúde pública sobre a exposição infantil ao fumo passivo de cannabis e especialmente alto risco para exposições combinadas em certas subpopulações", observou Goodwin. 

 

Mais informações são necessárias para determinar a influência do fumo passivo de cannabis - a localização do consumo, se dentro de um espaço fechado ou ao ar livre, por exemplo, pode fazer diferença no impacto da inalação de fumaça. De qualquer forma, ressalta a pesquisadora, "educar os pais sobre a exposição à fumaça de maconha deve ser integrado em programas de educação de saúde pública sobre a exposição ao fumo passivo".

 

Saiba mais em:

Pediatrics

ScienceDaily

 

 

Please reload

gt-banner-quadrado-volta-ao-mundo.gif

destaques

Please reload

nas redes sociais

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

© 2017 by GanjaTalks

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square