Gastronomia terpenada: chef cria receita exclusiva para o Ganja Talks

09/18/2018

Não há como negar: a gastronomia canábica é uma tendência. A harmonização de sabores e sensações, de aromas e efeitos, traz um convite para uma experiência singular, onde o paladar passa a ser o coadjuvante à mesa. Nas mãos de habilidosos chefs, óleos e terpenos de cannabis ganham status de iguarias que, na alquimia da cozinha, se combinam e transformam as receitas em refeições super especiais.

 

 

“É lindo poder trabalhar com terpenos. Eles adicionam uma profundidade tão grande na comida, enquanto estimulam um efeito entourage dos edibles”, afirma David Ferragamo, chef e sócio da Euphoric Food, uma empresa de catering particular de Massachusetts, nos EUA, que promove jantares canábicos usando óleos de espectro total e/ou perfis de terpeno.

 

O projeto surgiu em 2015, da parceria entre um estudante da Business Harvard School e um aluno da renomada Le Cordon Bleu de Boston, e, no ano seguinte, passou a focar totalmente em cannabis. “Criamos refeições gourmet de várias etapas, com e sem infusão. Cozinhamos principalmente de forma privada, dentro das casas das pessoas. Mas também, de vez em quando, realizamos jantares pop-up”, conta David.

 

Trocamos uma ideia com o chef e ganjapreneur sobre o papel dos terpenos na gastronomia canábica – e pedimos a ele que criasse um drinque terpenado fácil e prático, que pode ser feito em casa, que você acompanha a seguir:

 

Ganja Talks – Como se dá o processo criativo dos seus pratos?

 

David Ferragamo (Euphoric Food) - O processo criativo pode começar de várias maneiras. Na maioria das vezes, começa pelos ingredientes que tenho naquele momento. Nós confiamos muito em nossas fazendas, que fornecem os produtos para a criação dos pratos. E enquanto estou elaborando uma nova receita, há uma tonelada de tentativa e erro.

 

GT – Qual a sua influência gastronômica e filosofia de cozinha?

 

DF - Minha cozinha exibe muitas técnicas de gastronomia, como o sous-viding, incrível para cozinhar com terpenos, que são extremamente sensíveis ao calor.

Considero meu estilo moderno, não gostamos da ideia de focar em cozinhas específicas. Nossos pratos são baseados nos ingredientes, o perfil de sabor é posteriormente desenvolvido. Enquanto os nossos menus representam técnicas de vários países, nós construímos cada prato individualmente.

 

GT – Como você utiliza os terpenos em suas criações?

 

DF - Quando estiver usando terpenos, você deve ser gentil. Tipicamente, adiciono em bebidas ou no acabamento dos pratos.

 

GT – Quais seus terpenos puros favoritos na cozinha? 

 

DF - Pineno, Humuleno, Limoneno, Mirceno e Cariofileno são encontrados constantemente nos alimentos que eu cozinho.

O pineno sempre desempenhou um papel importante no meu consumo pessoal. Eu sou muito ativo e joguei futebol a maior parte da minha vida. Ao mesmo tempo, sempre tive asma. O pineno promove o fluxo de ar dentro dos pulmões, coisa que eu sempre valorizei. Ele também possui muitos recursos de estabilização, como a melhora da perda de memória de curto prazo aliada ao consumo de THC. É difícil escolher um terpeno favorito.

 

GT – Como é a demanda para o tipo de serviço que você oferece?

 

DF - Nosso foco é criar um terreno equilibrado para o consumo saudável de cannabis. A demanda por nossos serviços vem crescendo. Contanto que tenhamos pessoas ateístas sobre nossa meta, isso é tudo que importa.

 

 

Limonada com Manga e Limoneno - por David Ferragamo, do Euphoric Food

 

 

Rende 10 porções.

 

Ingredientes:

 

Água;

5 mangas picadas;

Suco de 3 limões Tahiti;

Suco de 3 limões Sicilianos;

Mel a gosto;

Extrato de limoneno a gosto;

 

Modo de preparo:

 

1. Corte a manga em pequenos cubos. Usando um liquidificador, bata a manga até que se torne um purê suave. Adicione algumas gotas do extrato de limoneno enquanto mistura a manga. Isso garante uma distribuição adequada, pois a manga é capaz de se homogeneizar com o extrato.

2. Esprema o suco dos limões e adicione ao purê de manga.

3. Adicione mel a gosto. A água também pode ser colocada a qualquer momento – a quantidade depende da textura que você busca.

4. Coloque em um copo com gelo. Decore com algumas frutas frescas e tim tim!

 

Quer saber mais sobre os terpenos? Baixe gratuitamente o estudo Terpenos: A Evolução da Cannabis, desenvolvido pelo Ganja Talks em parceria com a Bilva Elemental. 

 

Imagens: Divulgação | Euphoric Food (@euphoricfood_).

Please reload

gt-banner-quadrado-volta-ao-mundo.gif

destaques

Please reload

nas redes sociais

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

INSTAGRAM

© 2017 by GanjaTalks

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square