© 2017 by GanjaTalks

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Aromas e efeitos de terpenos abundantes na cannabis

11/27/2018

Os terpenos são compostos aromáticos que compõem de 10 a 30% dos tricomas de uma flor de cannabis - onde também são produzidos canabinoides como o THC e o CBD. Encontrados em essências de flores, raízes, folhas e frutos, os terpenos também são responsáveis pelo aroma característico de cada variedade de cannabis - mas não apenas. De acordo com o especialista Ed Rosenthal, autor do clássico Marijuana Grower's Book, "os seres humanos podem sentir e saborear esses compostos, mas essa não é a única maneira na qual eles nos afetam. Enquanto os terpenos afetam o cérebro à sua maneira, eles também modificam o efeito do THC dentro do cérebro, adicionando sutilezas à brisa". 

 

São mais de cem tipos de terpenos já encontrados na cannabis - e, dentro deste universo, infinitas combinações, que formam os chamados perfis de terpeno. "Alguns terpenos aparecem apenas ocasionalmente na maconha, enquanto outros são encontrados o tempo todo. A porcentagem de terpenos particulares e as proporções nas quais eles são encontrados variam de acordo com a variedade de cada planta", explica Rosenthal.   

 

Selecionamos alguns terpenos encontrados em abundância em cepas de cannabis para você conhecer melhor: 

 

Limoneno

 

Encontrado na casca de frutas cítricas, como o limão e laranja, além de flores, o limoneno é um dos terpenos mais prevalentes na cannabis - variedades com Lemon, Orange ou Tangie no nome marcam sua presença. Com ações antifúngicas, o limoneno também pode ser usado no tratamento contra a depressão, aponta Rosenthal. "Diversos análogos do limoneno podem direcionar o cérebro para a sexualidade, a flutuabilidade ou a atenção concentrada", completa o autor.

 

Borneol

 

O mentolado da cânfora representa a característica aromática do borneol, encontrado, em pequenas quantidades, em muitos óleos essenciais, e usado na medicina chinesa como medicamento de via oral e tópica - na moxaterapia. Se, na cannabis, este terpeno é abundante em cepas como a Silver Haze, na natureza está presente em plantas como a artemísia, o absinto e algumas espécies de canela.  

 

Beta-cariofileno

 

Picante, amadeirado e adstringente. O beta-cariofileno, terpeno comum na pimenta do reino e no algodão, tem propriedades analgésicas - um dos tratamentos para dor de dente, o óleo de cravo, é rico neste composto. Industrialmente usado para melhorar o sabor do tabaco, o terpeno é encontrado em abundância em variedades de cannabis como a Death Star, Sour Bubble e Candyland. 

 

Quer saber mais sobre os terpenos? Baixe gratuitamente o estudo Terpenos: A Evolução da Cannabis, desenvolvido pelo Ganja Talks em parceria com a Bilva Elemental. 

Please reload

gt-banner-quadrado-volta-ao-mundo.gif

destaques

Please reload

nas redes sociais

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

INSTAGRAM