Pesquisadores aperfeiçoam método para produzir terpenos sintéticos

08/22/2018

Abundantes na natureza e dificilmente sintetizados em laboratório, os terpenos são compostos estruturalmente complexos que possuem propriedades terapêuticas, assim como perfis aromáticos característicos. Presentes em óleos essenciais e em substâncias clinicamente relevantes, os terpenos foram analisados por um grupo de químicos da Universidade de Basileia, na Suíça, que desenvolveram, em laboratório, um método de síntese desses compostos que imita a natureza. O processo convencional de síntese de terpenos requer várias etapas, nem sempre seletivas, e os rendimentos tendem a ser baixos.

 

Liderado pelo professor Konrad Tiefenbacher, o grupo de pesquisa elaborou um conceito de síntese para os terpenos, publicado na revista científica Nature Catalysis, em que o principal processo ocorre dentro de uma cápsula molecular de resorcinareno, que possibilita a formação do terpeno da mesma forma que ocorre na natureza, em menos etapas e com bom rendimento. "Nosso próximo objetivo é usar cápsulas como uma enzima artificial na criação de terpenos ainda mais complexos", disse, ao ScienceDaily, o professor Tiefenbacher. "Isso pode abrir novas formas de sintetizar compostos terpênicos que, de outra forma, não seriam facilmente acessíveis", completa.  

 

Na cannabis

 

Há pelo menos 140 terpenos encontrados em variedades canábicas. Além de intensificar os benefícios terapêuticos da maconha, pesquisadores indicam que os terpenos também ampliam o efeito recreativo dela, uma vez que alteram os efeitos dos canabinoides no organismo, adicionando sutilezas à brisa. O mirceno, por exemplo, tem como uma de suas funções encurtar o caminho para o THC chegar no cérebro com mais rapidez e facilidade. O pineno, por sua vez, responsável pelo odor característico das variedades Skunk, é conhecido por aumentar o foco, dar energia e autossatisfação. 

 

Quer saber mais? Baixe gratuitamente o estudo Terpenos: A Evolução da Cannabis, desenvolvido pelo Ganja Talks em parceria com a Bilva Elemental. 

 

Saiba mais em:

ScienceDaily

Estudo Terpenos

 

 


 

Please reload

gt-banner-quadrado-volta-ao-mundo.gif

destaques

Please reload

nas redes sociais

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

INSTAGRAM

© 2017 by GanjaTalks

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square